quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

NBA.

Finalmente começou o maior espectáculo do basquetebol do mundo. O mercado ferveu e fez com que aparecessem novos candidatos aos playoffs. Vou fazer uma rápida revisão às equipas que acho que vão ficar nos 8 primeiros de cada conferência.

A conferência Este é a mais equilibrada. Temos 5 equipas de topo e 10 outras equipas perfeitamente capazes de conseguir uma das outras 3 vagas. À partida, apenas os Wizards e os Bucks não lutarão pelas vagas.

Os Celtics são um candidato crónico, e apesar de estarem bastante fracos este ano acho que chegarão perfeitamente aos 8 primeiros. Jogadores como Ray Allen, Rajon Rondo, Kevin Garnett e Paul Pierce podem ainda levar os verdes a mais um título.
Os Bulls também serão um forte candidato, pois contam com um fantástico Derrick Rose apoiado por uma grande equipa: Deng, Boozer e Noah. Espero que continuem a jogar da mesma forma que os levou a serem campeões da fase regular no ano passado.
Os Heat dispensam de grandes comentários: LeBron James, Wade, Bosh e Haslem. Ainda penso em como foi possível não terem sido campeões no ano passado...
Knicks. A equipa de Nova Iorque tem à sua disposição 'Melo, Stoudemire e Tyson Chandler, razões mais do que suficientes para lutar pelo título. Basta voltarmos uns anos atrás e vermos o que o gigante Stoudemire conseguir fazer com Steve Nash ao seu lado.
Os Orlando Magic estiveram francamente abaixo das suas possibilidades no ano passado. Howard, Türkoğlu, J.J. Redick e Jameer Nelson podem fazer muito melhor do que na época transacta, e para bem da liga espero que o façam.
Os Bobcats de Michael Jordan são uma equipa sem grandes nomes. Também acaba por ser por isso que jogam tão bem, por serem uma equipa, não uma estrela com um "support cast". Quero apenas destacar a aquisição de Bismarck Biyombo, que, pelo que já mostrou no campeonato espanhol, vai acrescentar bastante qualidade à equipa.
Os Hawks são outra equipa que vale pelo seu todo. O ano passado conseguiram um espectacular 5º lugar na fase regular, ficando à frente dos Knicks. Acho que este ano vão voltar a fazer um grande campeonato.
Os New Jersey Nets giram à volta de Deron Williams, um jogador que, na minha opinião, não rende tanto quanto podia, pois a equipa que o acompanha não tem qualidade suficiente. Vamos a ver se consegue carregar com a equipa às costas.

A conferência Oeste é, normalmente, bastante menos equilibrada, pois tem equipas muito fortes e equipas bastante mais fracas. Este ano penso que vai ser diferente, pois algumas das equipas mais fortes perderam jogadores importantes e algumas das equipas mais fracas reforçaram-se bastante bem.

Quero começar pelos Clippers, equipa que tenho apoiado, e que acaba sempre por ficar nos últimos lugares. Este ano estão poderosíssimos. A uma equipa que tinha Griffin e Jordan juntaram Cris Paul (deliciosamente roubado aos Lakers), Butler (que no ano passado foi campeão em Dallas) e Billups. Um 5 inicial de impor respeito e que acho que vai fazer coisas bonitas este ano, como provaram ser capazes ao cilindrar os Lakers.
Os Lakers são um candidato gigante, pois contam com jogadores como Kobe, Pau Gasol e Bynum. Penso que vai sair caro o erro de vender o melhor 6º jogador dos últimos anos. Veremos.
Os Thunder de Durant, Perkins, Westbrook e Ibaka são um candidato fortissimo a ganhar a conferência. Considero-os os mais sérios candidatos a ganhar a grande final este ano!
Dos Mavericks podemos esperar que atinjam com facilidade os playoffs. Perderam jogadores importantes como Chandler e Butler, mas continuam a contar com Nowitzki, Terry, West e Kidd e ingressaram Vince Carter e Lamar Odom.
Os Spurs vão ter à sua disposição pela ultima vez o "Big Three" (Duncan, Ginobili e Parker). Se ainda querem fazer alguma coisa é agora. A ver vamos...
Os Grizlies de Marc Gasol e de Zach Randolph devem voltar a mostrar o bom jogo que mostraram o ano passado. Espero que voltem a conseguir os excelentes resultados.
Os Minnesota Timberwolves juntaram a Kevin Love o espanhol Ricky Rubio. Provavelmente vão conseguir fazer um campeonato bastante bom, se o espanhol conseguir mostrar o bom basquetebol com que levou o Barcelona Regal a vencer a Liga Europeia.
Finalmente os Nuggets, que de todas as equipas que escolhi acho que é a que tem maior probabilidade de não ir aos playoffs. Contam com Mozgov, Gallinari e Rudy Fernandez nas suas fileiras. Esperemos que seja suficiente.

Agora é acompanhar com o entusiasmo de sempre e aguardar o desfecho.

Sem comentários:

Enviar um comentário